Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

Novo Chromecast ganha mais funções, conheça os recursos

Google apresentou o novo Chromecast com diversas funcionalidades renovadas durante conferência nesta terça-feira (29) em São Francisco, nos Estados Unidos. Um dos grandes destaques está no design totalmente reformulado e colorido do dongle do Google. Foi divulgado ainda o suporte para Spotify e Google Photos. O Chromecast começa a ser vendido hoje por US$ 35 em 17 países.Muito menos parecido com um pendrive com esteroides e bem mais próximo de um acessório moderno para ter em sua sala, o Chromecast adotou um formato de disco (disponível nas cores vermelho, amarelo e preto) com a conhecida logo do Chrome. A mudança não foi só uma questão estética: o aparelho agora conta com um pequeno cabo para conectar o eletrônico à TV; assim, não há riscos de faltar espaço para encaixar o dispositivo.
Já por parte de seu hardware, a diferença é ainda maior. Segundo a Google, o novo Chromecast suporta maior resolução de vídeo e tem menor tempo de buffering, resultantes de sua nova arquitetura WiFi dual-band. Graças a isso, ele também suporta conexões sem fio 802.11ac e se conecta a redes de 2,4 e 5 GHz sem dificuldade, alternando entre a melhor conexão automaticamente.
Novo Chromecast começou a ser apresentado pelo executivo do Google, Mario Queiroz, que comentou que o dispositivo já acumula 20 milhões de vendas em todo o mundo. O grande destaque é o novo visual redondo com opções de cores em preto, vermelho e amarelo. O antigo dongle, que mais parecia um pendrive, está com design moderno e, com isso, o Google promete um dispositivo mais leve e prático para carregar para qualquer lugar.
Com seu novo desenho redondo, o Chromecast foi reformulado também por dentro: o corpo circular ajuda em uma conectividade Wi-Fi mais inteligente. Para entender melhor, estão integradas antenas nas laterais para receber o sinal de forma mais completa, com captação mais forte, de qualquer canto da casa. Além disso, há suporte para captação de Wi-Fi com suporte com 2.4 e 5.0 GHz, dos roteadores mais potentes.chromecast-2 (Foto: Divulgação/Google)
Novo dongle do Google está com uma conectividade Wi-Fi mais inteligente (Foto: Divulgação/Google)Por dentro também foi reformulado o envio de áudio e vídeo, com uma melhor qualidade e velocidade. O novo Chromecast está cerca de 80% mais rápido para executar mídias, como o Netflix. Tudo isso graças a nova tecnologia Fast Play. Assim, o usuário não precisa ficar esperando o vídeo carregar por tanto tempo.
Chromecast AudioPara os fãs de música, a tecnologia do Chromecast Audio permite conectar o dispositivo com caixas de som externas, controlando tudo pelo aplicativo. O recurso pode ser pareado via Wi-Fi ou com a conexão de cabo físico.Chromecast Audio (Foto: Reprodução/YouTube)
Chromecast Audio permite conectar o dispositivo a caixas de som externas (Foto: Reprodução/YouTube)
Ou seja, a festa está garantida na sua casa ou de amigos. Assim, não é necessário usar os alto-falantes da TV, que nem sempre tem a mesma qualidade de caixas externas. Há suporte para conectores RCA 3,5 mm e óptico: tudo sincronizado pelo celular. O controle pode ser feito até via Smartwatch, passando as faixas ou pausando a trilha sonora.
Está disponível compatibilidade com os principais apps de música, como Google Play Music, Rdio e até Spotify. O dongle, agora circular, detecta automaticamente o tipo de transmissão para o alto-falantes, com conexão rápida e em alta qualidade. Uma vantagem é que o usuário não é perturbado durante a execução da música com toques ou notificações. A ideia é manter toda a casa conectada, sendo possível tocar a mesma faixa em diversos aparelhos.Chromecast audio (Foto: Divulgação/Google)
Chromecast Audio promete ampliar a experiência de som do usuário (Foto: Divulgação/Google)JogosQuem gosta de manter diversos jogos no celular vai gostar da integração com o Chromecast. É possível usar os comandos no celular e visualizar o game na telona, tudo sem atrasos. Dessa forma, a experiência fica mais ampla: movimente o smart e os personagem irão interagir na TV, com ações mais reais.
 tecnologia permite usar sensores do celular, como giroscópio, acelerômetro e até a câmera. Só é necessário ter o celular e o Chromecast. Estarão disponíveis games populares como Angry Birds, WGT, Monopoly, com liberação em algumas semanas. O Google promete integrar ainda mais apps, além do suporte para Facebok e Flickr.
Spotify e Google PhotosOutro grande destaque no evento foi o anúncio do suporte para o streaming de música Spotify. O usuário continua usando o mesmo aplicativo, mas pode ouvir tudo na TV ou alto-falantes pela casa. As transições de áudio e configurações são simples, e a novidade vai começar a ser liberada ainda hoje. chromecast-audio-2 (Foto: Divulgação/Google)
Chromecast ganha suporte ao Spotify e Google Photos (Foto: Divulgação/Google)
Sobre o Google Photos, o usuário poderá fazer streaming do app do celular para a TV. Com isso, é possível manter fotos na telona enquanto o usuário usa os serviços do smart, como acessar a galeria e fazer pesquisas, sem interromper a transmissão. O app será liberado nesta semana para Android e em breve para iOS.
Novo aplicativo do ChromecastO app para controlar o Chromecast também está de cara nova e bem mais completo. Nele é possível fazer buscas personalizadas por filmes, por exemplo, e encontrar o resultado em diversos serviços de streaming. São mostrados itens do Netflix, Google Play Filmes e até programas de TV. Depois, basta escolher o favorito para começar a executar na telona, de forma simples e prática.chromecast app (Foto: Divulgação/Google)

Chromecast App mostrará agora recomendações, ofertas e outras novidades (Foto: Divulgação/Google)
O usuário pode ainda ver sugestões de vídeos, shows, séries e mais pelo recurso. A navegação está mais intuitiva e permite controlar todos os dispositivos em uma mesma interface. Sobre os aplicativos, será possível descobrir novas recomendações, ofertas e mais. Isso tornará a busca mais simples. O recurso estará disponível em algumas semanas para Android e iOS. 
Entre tantas melhorias (e uma pequena desvantagem), a maior boa notícia é que todo esse upgrade não encareceu o preço do aparelho – ele continua custando apenas 35 dólares (R$ 143), como seu antecessor. Logo, não se surpreenda ao vê-lo nas lojas do país pelos mesmos 199 reais.
Gostou da novidade? Então saiba que o aparelho já está à venda, através da Play Store, em 17 países. E se preferir algo mais simples, também não há com que se preocupar, uma vez que o irmão recém-anunciado Chromecast Audiopode servir para quem quer só ouvir música.
x